Mira Aula: Avaliação e Correção por Foto
A Mira Educação tinha como principal objetivo impactar positivamente a educação pública brasileira. Para isso, a empresa desenvolveu ferramentas que davam suporte e facilitavam a rotina de professores e gestores. Além de funcionar como um diário de classe digital, o aplicativo também auxiliava o(a) professor(a) a corrigir avaliações em pouquíssimo tempo, sem depender de conexão à internet.
Correção Instantânea
O aplicativo permitia a correção automática dos cartões-resposta por meio da tecnologia OMR (Optical Mark Recognition), capaz de detectar marcas feitas em papel por humanos. Com isso, os professores levavam em média menos de 2 segundos em cada correçã. Foram mais de 500 mil avaliações corrigidas em mais de 30 redes espalhadas pelo país, incluindo Sobral, Maranhão e Paraná.
Diagramação de Provas
O processo de correção pelo Mira Aula não envolvia somente o meio digital. A área de Produto ficou responsável também pela criação de diferentes modelos de cartões-respostas, que otimizassem a leitura do aplicativo. Além disso, atendíamos as demandas de secretarias e municípios na criação e diagramação de avaliações. Desenvolvemos um padrão de diagramação de duas colunas, que tinha como principal objetivo reduzir a quantidade de papel e tinta gastos para impressão, sem abrir mão de
Relatórios de Avaliação
Por fim, com o Mira Aula também era possível acompanhar os resultados de todas as avaliações corrigidas pelo aplicativo. Os relatórios ofereciam uma visão geral ou detalhada da quantidade de acertos por questão ou por aluno. Esse dado valioso para o professor e/ou gestor permitia traçar planos de ação a partir dos resultados dos alunos em tempo recorde.
Resultados
No total, foram mais de 2,5 milhões de provas corrigidas pelo aplicativo Mira Aula em mais de 2.000 escolas espalhadas pelo Brasil. O aplicativo foi amplamente utilizado nas redes de ensino do Maranhão, Pernambuco, Sobral, Paraná, Mato Grosso do Sul, entre outros. A equipe de design também era responsável pela diagramação e adaptação das provas em um layout otimizado de duas colunas, gerando economia de papel e tinta durante a o processo de impressão.
Reconhecimento
O projeto foi selecionado como destaque na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, na categoria Digital. O projeto ficou exposto no Museu Oscar Niemeyer durante os meses de Novembro e Dezembro de 2019 e constará no catálogo oficial da Bienal, com previsão de lançamento para 2020.
Obrigado!
–
UI/UX Design: Gus Kondo e Rafael Alves
Diagramação: Gus Kondo
Product Owner: Vivian Martins e Mariane Ohashi
Product Manager: Tiago Previato
Pedagógico: Gabriela Lima, Wesley Oliveira e Fabiana Cabral
Direção de Arte: Gui Yoshida
Diagramação: Gus Kondo
Product Owner: Vivian Martins e Mariane Ohashi
Product Manager: Tiago Previato
Pedagógico: Gabriela Lima, Wesley Oliveira e Fabiana Cabral
Direção de Arte: Gui Yoshida
Apresentação: Gus Kondo